sábado, 27 de Abril de 2024  18:27
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
02-09-2006

Alternativa no serviço de urgência dos Hospitais da Universidade de Coimbra


SAP de Mealhada fecha hoje

Os Serviços de Atendimento Permanente (SAP) dos centros de saúde de Mealhada, Lousã, Penela e Miranda do Corvo encerram hoje, segundo anunciou a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

Em comunicado, a ARSC informa ainda que, a partir de hoje, estes centros de saúde passam a funcionar das 08:00 às 22:00, durante a semana, e das 10:00 às 18:00 aos fins-de-semana e feriados.

A partir de hoje, "cessará a actividade dos SAP, ficando assegurado, pelos médicos de serviço no citado horário, o atendimento das situações clínicas a gudas do âmbito do ambulatório", refere o documento.

Segundo a ARSC, os casos urgentes ou emergentes dos concelhos de Mealhada, Lousã e Penela terão resposta nos serviços de urgência dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), enquanto os do município de Penela serão encaminhados para as urgências do Centro Hospitalar de Coimbra (Covões).

"Estes serviços têm boa acessibilidade pela sua proximidade geográfica, aliada à disponibilidade do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU/112) , bem como dos serviços de transporte de doentes urgentes pelo INEM, Bombeiros e outras entidades competentes", lê-se no comunicado.

A ARSC explica que a alteração de horário de funcionamento dos centros de saúde resulta de uma deliberação do Conselho de Administração, no âmbito do p rograma em curso da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários, que "preconiza uma maior disponibilidade de consultas em ambiente de Medicina Geral e Familiar, bem como o incremento do apoio domiciliário a utentes em situação de grande dependência".

O encerramento do SAP em Miranda do Corvo e Penela tem sido contestado pelos respectivos presidentes das Câmaras Municipais, que acusam o Ministério da Saúde de lesar os interesses das populações, dificultando o acesso a cuidados d e saúde de proximidade em caso de situações urgentes.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®